O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 1 de novembro de 2014

Um derrotado na própria casa tem algo a ensinar a quem venceu um continente?

247 - Em entrevista à jornalista Marcela Matos, de Veja (leia aqui), um político derrotado, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que não conseguiu se eleger governador do Rio Grande do Norte, tenta dar lições a quem venceu em 2014: a presidente Dilma Rousseff. E mais do que simplesmente ensiná-la, ele fixa um prazo: dois meses para mudar. 
“Não pode ser como vinha sendo: o PT escolhendo o que quisesse, principalmente os melhores ministérios, e deixando o resto para os outros. Não pode e não deve ser assim. A presidente Dilma tem dois meses para provar que as coisas não vão ser assim”, afirmou, em tom de ameaça. O que soa estranho para um partido que, nos governos Lula e Dilma, teve posição de destaque no setor de Minas e Energia e na própria Petrobras – o que, no futuro, poderá causar transtornos a lideranças do PMDB, com o avanço da Operação Lava Jato.
Alves sinaliza até que o PMDB pode se bandear rapidamente para a oposição. "Aqui, pelo radicalismo da campanha, é um prato cheio para o Aécio, porque as coisas vão se tornar ainda mais radicais. Mais do que nunca vai exigir a colaboração do PMDB e ela própria vai ter de conversar mais com o setor produtivo, com representantes empresariais, com o setor sindical e com parlamentares", afirma.
Alves, que hoje preside a Câmara dos Deputados, defende o polêmico Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como seu sucessor. "Ele é a indicação da bancada. O Eduardo tem credibilidade, é respeitado pelos parceiros, pelos adversários e cumpre acordos. É um nome muito forte." Ele afirmou ainda que descarta ser ministro, mesmo sem ter sido convidado, e disse que Dilma deveria "calçar as sandálias da humildade".
Sobre o nome ideal para ser articulador político, ele cravou: Jaques Wagner. "O Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, é uma boa pessoa. Ele é experiente, competente, malandro. Eu acho que ele vai para Relações Institucionais. A Dilma não pode mais correr riscos. O país está dividido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário