O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ODEBRECHT ESCAPA DE MORO, MAS NÃO DE GRAÇA FOSTER



Decisão da Petrobras de suspender contratações futuras com 23 empreiteiras, incluindo a maior do País, a Odebrecht, envia um recado à força-tarefa comandada pelo juiz Sergio Moro: o de que não existem intocáveis; embora as provas da Lava Jato indiquem que a construtora de Marcelo Odebrecht pagou a maior propina já descoberta na operação, os US$ 23 milhões destinados a Paulo Roberto Costa, a empresa foi surpreendemente poupada nas prisões já efetuadas; blindada também na imprensa, com uma farta campanha publicitária da Braskem, a Odebrecht não escapou do rigor de Graça Foster, assim como a Andrade Gutierrez, outra empreiteira esquecida pela equipe de Moro.

247 - A presidente da Petrobras, Graça Foster, demonstrou ter mais rigor no combate à corrupção do que a força-tarefa liderada pelo juiz Sergio Moro e pelos procuradores federais que conduzem a Operação Lava Jato.
Explica-se: a estatal decidiu suspender qualquer contratação futura das empreiteiras investigadas na operação. Só que Graça foi além de Sergio Moro.
Enquanto o juiz paranaense decretou prisões apenas de executivos dos grupos Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão, Engevix, Galvão Engenharia, Mendes Júnior e UTC, a lista de Graça é bem mais ampla.
Inclui, por exemplo, a Odebrecht, de Marcelo Odebrecht, que é a maior empreiteira do País e justamente aquela que pagou a maior propina descoberta na Lava Jato: os US$ 23 milhões destinados a Paulo Roberto Costa, que o ex-diretor da Petrobras aceitou devolver.
Ou seja: o crime e a prova do crime foram materializados, mas a Odebrecht, surpreendemente, não sofreu punições no âmbito da Lava Jato. Só foi punida, agora, com a decisão de Graça Foster, que a afasta da Petrobras. A empresa conseguiu se blindar na imprensa, graças a uma farta campanha publicitária da Braskem, mas não passou pelo filtro da Petrobras.
Outra gigante da construção,esquecida na Lava Jato, mas não por Graça, é a Andrade Gutierrez – apontada nas delações como a empreiteira mais próxima ao lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário