O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

BRASIL: UM PROJETO À ESPERA DE UM ESTADISTA





Luis Nassif


O vácuo político atual é extremamente didático para ilustrar a importância da política na definição do futuro de um país.
O governo Dilma Rousseff não tem agenda. Agenda é o pós-ajuste fiscal. A oposição também não logrou desenvolver um projeto alternativo. Principal partido de oposição, a mídia não sabe falar para o cérebro: só para o fígado. O Congresso também não é o fórum para a formulação de políticas. E os partidos políticos há muito tempo esqueceram o que são posições programáticas.

E, no entanto, la nave – o país – va.

***
Em cada setor do país e das políticas públicas, há um conjunto de ideias-força desenvolvida ao longo de décadas por um esforço coletivo nacional.
Na educação, a ideia do período integral, de um papel mais ativo da União no ensino básico, a regionalização das universidades federais, programas tipo Ciência Sem Fronteiras e Fies exigem grandes aprimoramentos de gestão. Mas o caminho está dado.
***
 

No campo do desenvolvimento, há que se retomar as discussões sobre o papel do país no mundo, das empresas nacionais nas cadeias produtivas globais. Mas as ferramentas de desenvolvimento já foram lançadas exigindo – assim como na educação – aprimoramento.
Políticas de conteúdo nacional, novas ferramentas para financiar investimentos, modelos de PPP (Parceria Público-Privada), modelos de financiamento via mercado de capitais ou BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), projects finances, modelos de concessão, todos esses temas já fazem parte do repertório nacional.
 



***
No campo do desenvolvimento geográfico, há conceitos bem elaborados sobre a regionalização do desenvolvimento, sobre a preparação das novas metrópoles que estão surgindo, para que se transformem em centros de serviço para as respectivas regiões, fugindo da falta de planejamento das megametrópoles atuais.
***
Há iniciativas promissoras no campo das indústrias criativas, um amplo potencial para explorar modelos de desenvolvimento no nordeste, em cima da música, do artesanato.




***
No campo político, desde que ruíram as masmorras do regime militar, houve um florescimento gradativo da sociedade civil, ONGs para todos os gostos, uma ede de participação que nem o desânimo atual tolheu.
Este ano deverá haver quatorze conferências nacionais, um modelo federativo que deixa abismados cientistas europeus que aportam por aqui, identificando na sociedade civil brasileira um dinamismo que emudeceu na Europa.

 
***
Há enormes espaços para o aprimoramento das ferramentas federativas, pactos entre as três instâncias federadas, consórcios de municípios, regiões metropolitanas.
***

 
Na competição internacional, um sem-número de ideias ligadas a gestão e a inovação, modelos bem sucedidos de criação de clusters de pequenas e micro empresas, parcerias inestimáveis entre todos os setores nacionais em torno de campanhas tipo MEI (Movimento Empresarial pela Inovação).
***

Todo esse enorme repertório está aí. Falta apenas a visão de conjunto e um político de fôlego, no governo ou na oposição, em algum partido político ou movimento, para empunhar a bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário