O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O grande Circo do pavão togado: não aguento mais a Lava Jato e Sérgio Moro






por : Paulo Nogueira

Vou fazer um desabafo.
Não aguento mais a Lava Jato. Não suporto mais ouvir falar em Sérgio Moro. Não tolero mais ver os policiais federais escoltando pessoas rumo a prisões.

É muito espalhafato, é muito circo. É muita mitificação de uma classe que é muito mais um problema do que uma solução para a sociedade nos termos em que seus integrantes atuam hoje: a Justiça, absurdamente partidarizada.
E é muito custo também: nunca vi na imprensa, porém, um único levantamento sobre quanto custa a Lava Jato.
É o triunfo da forma sobre o conteúdo. É para enfrentar de verdade a corrupção?
Há um caminho vital: proibir o financiamento privado das campanhas.
Aí está a origem, aí está o motor por trás da corrupção.
Aí está, também, a brecha pela qual a plutocracia tomou de assalto a democracia. Ou alguém acha que as corporações dão dinheiro para políticos em troca de autógrafos?
Eduardo Cunha, segundo todas as evidências, se meteu numa enroscada por querer milhões de uma empresa para arrecadar dinheiro para a campanha dele – e de outros.
Foi assim que ele conseguiu comandar um séquito de deputados com menos capacidade de levantar dinheiro, e que se tornaram dependentes dele.
Esse mecanismo pervertido vai continuar? Dez Lava Jatos não conseguirão deter a corrupção. 
Porque a corrupção mora nesse sistema.
Sem eliminar o financiamento privado, você mexe com o sintoma, mas não com a causa.
A Lava Jato, neste sentido, é uma grande ilusão ou, numa visão mais ácida, um grande embuste.
Não consigo mais também ver vazamentos canalhas e mentirosos que servem a propósitos sórdidos da imprensa.
O maior deles foi um que a Veja publicou na véspera da eleição. A revista dizia que o delator Youssef afirmouque Dilma e Lula sabiam do esquema do Petrolão.
Ora, quando veio a público o real depoimento de Youssef, o vazamento que chegou à Veja numa hora tão delicada foi espetacularmente desmentido.
Youssef em nenhum momento disse que Lula e Dilma sabiam. O máximo a que chegou foi um “me parece que”, algo completamente diferente de dizer o que a Veja disse que ele disse por meio de algum policial vazador da Lava Jato.
Esse vazamento quase muda a história da eleição, pela maneira como a Veja o explorou sobretudo em São Paulo. Capas e cartazes com a imagem criminalizada de Dilma e Lula funcionaram como propaganda eleitoral de Aécio.
A Lava Jato, hoje, é pouco mais que um instrumento pseudojurídico para o antipetismo delirante.
Veja a espécie de fã que Moro arrebanhou: eles mordem em pobres, negros, homossexuais e demais minorias. Só não são fascistas porque não têm formação política nenhuma. São analfabetos políticos, mas uma espécie perigosa e predadora dessa turma, e não pacífica.
É para combater a corrupção?
Foco no que é vital: uma reforma política que acabe com financiamento eleitoral de empresas.
Sempre com o dinheiro entra em proporções copiosas em alguma coisa, deturpa-a.
Na política, não é diferente.
A Lava Jato, com todo o estardalhaço, vai significar, no fim, mais do mesmo, e a um custo brutal.
Não é com ela que a corrupção será erradicada.
Circo por circo, é muito melhor o de Soleil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário